quinta-feira, 21 de outubro de 2010

a vida dentro DE UM CUBO

QUANTA VIDA SE PODE ENCONTRAR NUM CUBO com cerca de 30 cm de aresta, um pedaço de ecossistema suficientemente pequeno para caber no teu colo?

Para responder a esta pergunta, o fotógrafo David Liittschwager pegou num cubo-padrão de metal verde e levou-o para ambientes diversificados, em terra ou na água em climas tropicais ou temperados. Em cada local, instalou o cubo e, ajudado pelo seu assistente e por muitos biólogos, observou, contou e fotografou.
Objectivo: representar as criaturas que viviam ou se deslocavam nesse espaço. De seguida a equipa ordenou-os por cubos de habitat, extraíndo todos os habitantes com mais de 1mm. A tarefa demourou 3 semanas em cada local e foram fotografados mais de 1000 organismos.
                                                                                                                           National Geographic


" Quando cravamos uma pá no solo ou arrancamos um pedaço de coral, estamos a seccionar um mundo inteiro. Acabámos de transpor uma fronteira oculta, conhecida por poucos. Ao nosso alcance, em redor e sob os nossos pés, reside a parte menos explorada da superfície do planeta. É também o local da Terra mais vital para a existência humana." Texto de Edward O. Wilson

Quando inconscientemente pisamos o chão, nem nos apercebemos da quantidade de organismos aí existentes. A enorme variedade de seres, desde os microscópicos até aos obseváveis a olho nu, são uma realidade da qual poucas vezes nos damos conta. Mas a verdade é que eles estão lá e necessitam da nossa protecção. Necessitam que haja a preservação do seu pequeno HABITAT. Para isso, apelamos à vossa colaboração num plano que devia ser de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário