quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Misteriosas Migrações de Baleias nos Açores

São mais as incógnitas do que as certezas sobre as razões da passagem migratória das baleias pelos Açores. Uma equipa de investigadores, que as tem seguido por satélite, acredita que o arquipélago é um local de alimentação e orientação importante.Desde 2008 que o Programa de Telemetria por Satélite de Grandes Baleias conseguiu marcar com sucesso um total de 16 animais. No entanto, os transmissores são rejeitados naturalmente pelas baleias ao fim de algumas semanas. “A bateria tem autonomia para vários meses mas o factor limitante é a rejeição pelo organismo do animal.”

Estas três espécies foram as escolhidas porque, segundo Rui Prieto, “a baleia-sardinheira é praticamente desconhecida no Atlântico Norte e as outras duas são bons indicadores do que outras espécies semelhantes podem estar a fazer”. “Não temos meios para trabalhar todas as espécies porque é algo que exige muitos recursos. Ainda assim, queremos, no futuro, expandir este trabalho, que actualmente é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através do Projecto TRACE”, considerou.

Animal do Mês: Girafa-de-Angola

                                            



Nome Científico: Giraffa camelopardalis angolensis

Reconhecem-se oito subespécies de girafa (Giraffa camelopardalis), entre as quais a de Angola (Giraffa camelopardalis angolensis), que está representada no Zoo de Lisboa. Actualmente, as girafas encontram-se principalmente em áreas protegidas na África Subsariana. Habitam savanas pouco arborizadas. É por isso necessário, protegermos esta espécie!